photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Revista de Imprensa - Semana de 10 a 16 de Julho

Este é um espaço que se compromete a compactar grande parte dos assuntos que marcaram a semana no efervescente mundo do Rock e Heavy Metal. Como sabemos que nem sempre é fácil acompanhá-los a todos, propomo-nos a apresentar todos os domingos, de forma sintética, o que mais poderá interessar ao mais compulsivo dos adeptos do género, incluindo tanto as tradicionais movimentações do mercado, como curiosidades e “mexericos”. Este é um espaço que misturará a objectividade da notícia com a subjectividade da opinião, numa base de informação rigorosa e entretenimento produtivo.

SEMANA DE 10 A 16 DE JULHO
Desenhos animados e metal podem à partida não ser a combinação mais óbvia, mas os Dethklok têm sido um sucesso na série de animação “Metalocalypse” co-produzida por Brendon Small. Concebidos para ser uma banda virtual, acabaram por saltar para os palcos e são comparados ao género “comedy rock” popularizado por bandas como Spinal Tap e GWAR. Inclusivamente, já lançaram dois álbuns, mas para o final do Verão é a vez de Small se dedicar ao seu primeiro trabalho a solo que até já tem nome: “Brendon Small’s Galaktikon”.

Michael Amott afirmou que tem vontade de dar novos concertos com os Carcass, mas… “quando os Arch Enemy abrandarem”. O lendário grupo britânico reuniu-se em 2008 e desde aí correu vários festivais. O entusiasmo em sua volta fez os seus membros ponderar a edição de um novo álbum mas, segundo Jeff Walker há uns meses, nada passa de um desejo vago.

A morte de Paul Gray no ano passado teve um enorme impacto nos Slipknot e desde então tem pairado muita incerteza em relação à continuidade da banda. Enquanto se tem visto um Corey Taylor menos convencido disso, Joey Jordison já veio a lume dizer que a banda continuará mesmo sem o vocalista e que vão mesmo gravar um novo álbum. Entretanto, tudo foi esquecido no passado domingo quando se cumpriram dois minutos de silêncio em homenagem ao falecido baixista, às duas horas da tarde e antecedidos do tema “Vermilion Part 2” durante a versão inglesa do Sonisphere. Todo o equipamento e vestuário do músico (conhecido como o “#2”) foram colocados no centro do palco enquanto largos milhares de pessoas cumpriram rigorosamente os dois minutos de silêncio, no que, sem dúvida, foi um momento emocionante (ver).

Não chega cá mas seria bastante interessante e útil. O publicitário e produtor cultural Allan Albuquerque e o empresário e ex-baterista dos Hirax Fabricio Ravelli estão a ministrar um curso de marketing para bandas independentes no Brasil. “O objectivo do curso é profissionalizar o cenário independente e mostrar que mesmo com poucos recursos é possível alcançar grandes resultados.” Mais informações sobre o mesmo podem ser lidas aqui.

O lendário guitarrista George Lynch revelou que esteve muito perto de integrar a banda de Ozzy Osbourne por três vezes. Não lhe calhou a sorte, como se sabe, mas o ex-Dokken chegou mesmo a ensaiar e a fazer uma pequena digressão com a banda. Talvez ainda mais surpreendente é que Lynch diz ter sido preterido porque não tinha o mesmo visual explosivo que Jake E. Leek, que até “não tocava muito bem”.

Segundo noticiámos no final da nossa última Revista de Imprensa, Michael “Würzel” Burston, ex-guitarrista dos Motörhead, faleceu no passado sábado em sua casa. À altura ainda não eram conhecidas as causas da sua morte, mas dois dia depois os Motörhead informaram que foi vítima de um ataque cardíaco. Pelo meio pude ler-se: “O Würz estava a beber uma Guinness e a rir-se de uma piada. Ao menos ficamos a saber que ele foi com um sorriso na cara.”

Continuando ainda no universo Motörhead, Lemmy Killmister anunciou que já tem dez temas preparados para um álbum a solo. A iniciativa já tem sete anos mas finalmente parece bem perto de se consumar. Para isso, conta com os ilustres convidados Dave Grohl (Foo Fighters) e com as bandas Reverend Horton Heat, The Damned e Skew Siskin. “É bom, vai em várias direcções. É muito inconsistente e eclético, dependendo do ponto de vista de cada um”, referiu o lendário músico da “verruga”.

Quem também deixou este mundo foi Roland Petit, um conhecido coreógrafo que trabalhou em vários espectáculos dos Pink Floyd misturando o ballet com a música do grupo britânico. O chamado “Floyd Ballet” foi estreado na década de 60 (ver) e teve a sua mais recente encenação em 2010. Petit tinha 87 anos.

Tornou-se evidente que a atmosfera entre os Dream Theater e Mike Portnoy era completamente irrespirável. James Labrie explicou numa entrevista que agora a banda se sente muito mais equilibrada e que “ninguém se encontra lá atrás a tentar agarrar as atenções, quando devia estar apenas a tocar”. Um duríssimo comentário para o seu colega durante 20 anos e um dos grandes responsáveis pela projecção da maior banda de metal progressivo da história. A reforçar a ideia de completo distanciamento, Labrie disse que não fala com Portnoy desde a altura em que este considerou sair da banda.

E o vício das drogas fez mais uma vítima… da lei. Michael Todd, baixista do grupo de rock norte-americano Coheed And Cambria, foi preso por assalto à mão armada (pouco antes de um concerto) a uma drogaria em Massachusetts. Todd ameaçou explodir o estabelecimento com uma bomba falsa caso não lhe dessem OxyContin, um analgésico normalmente usado para tratar a ressaca. Ele lá conseguiu o que queria, mas pouco depois já estava detido pela polícia. Todd já havia deixado os Coheed And Cambria em 2006 para tratar do seu vício de heroína.

Caminho semelhante levou Nick Oliveri, lendário baixista dos Kyuss, que foi detido por violência doméstica. Um vizinho alertou para o caso e a polícia logo irrompeu pela sua casa, levando-o para um longo interrogatório. Foi libertado após pagar cerca de 100 mil dólares.

Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, mostrou-se satisfeito com o fecho do histórico tabloide britânico News Of The World. O músico e a banda foram também vítimas das escutas telefónicas na primeira vez em que foram presos por envolvimento com drogas. Keith não tem dúvidas: “Foi uma conspiração entre o News Of The World e a polícia” e o caso chegou mesmo aos tribunais.

Passou-se pouco mais de um ano desde a morte de Peter Steele, carismático vocalista dos Type O Negative. Contudo, os restantes elementos da banda já vieram garantir que não passa pelos seus planos prosseguir com a banda. “Se existe alguém que podia ocupar o seu lugar, pouco importa. Não temos qualquer interesse em continuar. É impossível continuar com os Type O Negative sem o Peter. Essa hipótese nunca surgiu, nem mesmo numa conversa do tipo “Hey, o que acham? Há alguma possibilidade?” Quando o Peter morreu os Type O Negative morreram com ele.”

O dia 11 de Novembro é considerado o “Dia Nacional do Metal” nos Estados Unidos. Por isso, o VH1 Classic dará especial destaque à efeméride com a exibição de vários concertos, especiais, filmes e videoclips de metal todas as noites a partir do dia 1 até ao dia 11 de Novembro. No final, será estreada a série “Metal Evolution” dos mesmos criadores de “Metal: A Headbangers Journey”.

Os Morbid Angel continuam muito atenciosos com o seu baterista ausente, Pete Sandoval, que recupera de uma complicada operação à coluna. Para ajudá-lo a pagar o elevado tratamento, a banda de death metal da Florida criou uma t-shirt especial para venda nos seus concertos com o título “Pete Comando Sandoval”.

O açoriano Nuno Bettencourt (Extreme) fará uma aparição na adaptação a filme do musical da Broadway “Rock Of Ages”. O filme conta a história de um veterano vocalista de rock interpretado por Tom Cruise. A incluir também, Sebastian Bach (ex-Skid Row) e vários outros ícones do hard rock dos anos 80.

A primeira biografia em português sobre os Guns’N’Roses foi editada no passado dia 13 de Julho, Dia Mundial do Rock, pela Beast Books. “A Banda que o Tempo Esqueceu – Biografia Completa e Não Autorizada dos Guns’N’Roses” foi escrita pelo famoso jornalista inglês Paul Stenning, responsável também por livros sobre os AC/DC, Metallica e Iron Maiden.

E a semana não podia ter corrido sem mais polémicas declarações da malta dos Mötley Crüe. Ora, Nikki Sixx desta vez atirou-se a Michael Jackson. Resumidamente, condenou veementemente o caso de pedofilia envolvendo o rei da pop e brincou dizendo que ia invocar o seu espírito. “Ele está morto e as crianças estão salvas”, foram alguns dos comentários que puseram em polvoroso muitos fãs de Jackson.

Frases da semana:
“Würzel era mais rock’n’roll do que todos nós juntos”
Mikkey Dee (Motörhead) sobre morte do ex-companheiro de banda

“Lady Gaga ou Paul McCartney estão usando pirotecnia e efeitos, de onde acham que veio isso?”
Gene Simmons (Kiss) reclamando créditos pela revolução operada no conceito do concerto ao vivo

“Ainda tenho medo de subir ao palco”
Ringo Starr (ex-The Beatles)

“Não percebo o motivo da histeria que ainda rodeia os Guns’N’Roses”
Slash (Velvet Revolver)

Revista de Imprensa - Semana de 18 a 24 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 11 a 17 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 4 a 10 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 27 de Novembro a 3 de Dezembro
Revista de Imprensa - Semana de 20 a 26 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 13 a 19 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 6 a 12 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 30 de Outubro a 5 de Novembro
Revista de Imprensa - Semana de 23 a 29 de Outubro
Revista de Imprensa - Semana de 24 a 30 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 17 a 23 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 3 a 9 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 26 de Junho a 2 de Julho
Revista de Imprensa - Semana de 19 a 25 de Junho
Revista de Imprensa - Semana de 12 a 18 de Junho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...