photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

“O TÚMULO DOS PIRILAMPOS”
[DVD – New Age Entertainment]

Realizado por Isao Takahata e produzido pelos famosos Estúdios Ghibli, casa do mestre nipónico do anime Hayao Miazaky, eis um exemplo de uma animação que não deve ser mostrada às criancinhas e a um punhado de adultos mais impressionáveis (que estigmatizam o género com comentários como "os desenhos animados não devem ser para os crescidos" ou, o meu favorito, "eu só vejo filmes de animação para sossegar o meu puto").

Ora, um filme que abre com uma prolepse anunciando pela boca da vítima, a morte do mais velho dos protagonistas - dois irmãos, Seita e a pequenina Setsuko - ou a morte no seu sentido mais geral, ao longo das imagens seguintes, coloca-nos desconfortavelmente num quadro de desassossego e violência sem razão, suspensos com o desenrolar da miséria, fome e atitudes morais dúbias, muito diferente de um mundo cromático de passarinhos e crianças felizes.

Porém, vislumbram-se intervalos de pequeninas luzes bruxuleantes adejando esperança em redor (os pirilampos do título e as brincadeiras inventadas por Seita para manter a saúde e o sorriso da sua irmã) no meio do caos e miséria que uma guerra traz e instala.

Com o pai convocado a defender a pátria na marinha japonesa e a mãe morta num dos ataques das bombas norte-americanas, as duas crianças embarcam numa árdua luta de sobrevivência, não só da vida dos seus corpos, mas da sua inocência lúdica: dispositivo que distrai do horror da guerra com eficiência, como bem nos mostrou Roberto Benigni no seu "A Vida É Bela".

Considerado pelo historiador da animação Ernest Ristler, a Lista de Schindler da animação - para não lembrarmos "Shoah" de Claude Lanzmann - este duro e comovente filme de 1988 cai como uma bomba nos preconceitos sobre o que deve ser este género cinematográfico. Sendo, não só por isso, imprescindível.

Bruno Sousa Villar

Ficha Técnica
Outros títulos: "Hotaru No haka", "Grave Of The Fireflies"
País: Japão
Género: Drama, guerra
Ano: 1988
Duração: 93 min
Realizador: Isao Takahata
Estúdio: Studio Ghibli.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...