photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

AAUA gera polémica

Foi emitido ao final da noite de ontem um comunicado pela banda micaelense Crossfaith visando algumas decisões tomadas pela Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA) relativamente ao cartaz da XXIV Semana Académica que decorre neste momento em Ponta Delgada. O comunicado põe mesmo em causa a legalidade de alguns procedimentos em relação à organização do espectáculo.

Segue o comunicado:

“Banda açoriana Crossfaith indignada com a Associação Académica da Universidade dos Açores - Semana Académica 2011"

Nos dias de hoje são inadmissíveis e intoleráveis certas atitudes e mentalidades por parte dos líderes de associações e grupos, sendo que mais uma vez no panorama musical açoriano as bandas regionais (Crossfaith e outras), foram "sacrificadas", "humilhadas" pela associação Académica através do seu presidente Valquírio Barcelos.Foram duas situações onde a mentira reinou, com incumprimento da palavra da Associação Académica da UAC.

A banda Crossfaith iria actuar dia 6 de Maio, recebendo um miserável cachet de "250€", sendo que após essa confirmação a banda começou a trabalhar nos ensaios com artistas convidados a fim de fazer um concerto com qualidade. Mal a notícia foi divulgada pela banda, André Gouveia, baixista da banda Spank Lord, dirige-se à Associação Académica difamando a banda Crossfaith, alegando que os Spank Lord teriam mais qualidade e um maior leque de fãs, querendo actuar no lugar dos Crossfaith no dia 6 de Maio. A atitude dramática e intolerável de Valquírio Barcelos foi anular a actuação dos Crossfaith, rejeitando ambas as bandas no cartaz da Semana Académica.

Isto é uma vergonha...

A segunda situação ocorreu com outra banda regional, onde foi lhes prometido que iriam tocar no Coliseu Micaelense apesar de não receberem cachet. A banda após ver o cartaz da Semana Académica depara-se com um cenário vergonhoso, sendo que o seu concerto estava marcado para uma discoteca em Ponta Delgada e não no Coliseu Micaelense como tinha sido acordado.

É de lamentar o cenário vergonhoso e o tratamento que a Associação Académica tem tido com as bandas regionais e a inveja das bandas regionais, num cenário de crise que o país está a passar...
Uma vez que existe varias bandas regionais com qualidade que poderiam ingressar no cartaz da Semana Académica, isso não tem acontecido, porque a Associação Académica não tem respeito pelas bandas açorianas.

Mais adiantamos que muitos concertos ou a sua totalidade serão realizados sem que os direitos de autor da SPA sejam pagos, que é um dever da entidade promotora do evento.

A SPA é o mais antigo e representativo organismo de gestão colectiva do Direito de Autor existente em Portugal. A gestão exercida pela SPA incide sobre todos os géneros e formas de criação literária e artística e todas as modalidades de utilização das obras, estendendo a sua intervenção aos direitos conexos dos produtores fonográficos, mediante um protocolo de colaboração com os organismos representativos dos respectivos titulares.

A SPA é membro da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores), do GESAC (Grupo Europeu das Sociedades de Autores e Compositores) e do BIEM (Bureau Internacional das Sociedades de Reprodução Mecânica).

A SPA está registada na IGAC (Inspecção-Geral das Actividades Culturais) o que lhe confere poder para agir em representação dos autores nela inscritos ou em organismos congéneres estrangeiros”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...