photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Review

"POESIA"
[DVD - Atalanta Filmes]

Mija, a avó diagnosticada com Alzheimer que se redescobre por uma recém-paixão pelo fazer de poemas, diz ao neto: "É preciso uma mente limpa para um corpo limpo". Minutos antes o adolescente fora implicado com os seus amigos no suicídio de uma colega de escola, acto limite levado a cabo por ter sido vítima de continuada violação do grupo. Os pais dos jovens tentam esconder o caso das autoridades e de um metediço jornalista, organizando uma colecta a fim de comprar o silêncio e o apaziguamento interior da mãe da vítima. A pobre avó não tem dinheiro para salvar o delinquente do neto. Para o conseguir, irá ser (deixar-se ser?) corrompida pela pressão dos factos, pedindo dinheiro em troca, numa bizarra mas bela cena de sexo com um idoso paralisado a quem assistia, dando-lhe banho e limpando-lhe a casa. Velhote que apenas através desse acto pode sentir-se de novo homem.

Entra em cena a "poesia" do título da película do coreano Lee Chang-dong; a sexagenária mulher, para refugiar-se da realidade ou reformular a sua relação com ela, pensa, através de uma atenção poética sobre o mundo, um universo alternativo ao real. Deste modo embrenha-se obsessivamente na missão urgente de escrever o seu primeiro poema, tarefa ordenada pelo professor do curso de poesia em que se inscreveu, antes de saber da precária condição da sua memória.

Isto faz-nos pensar que o cérebro de Mija a conduziu a essa arte da perenidade, como se nadasse contra a corrente de sujidade moral dos acontecimentos, construindo memórias estéticas, felizes e serenas, inventando uma salvação que combate a força das águas do tempo, esse rio que tudo faz esquecer.

Poesia deriva do grego "poiesis" que inicialmente queria dizer criação, acção, confecção. É justamente o que esta heróica e contemplativa avó faz. Sob a escuridão impiedosa do quotidiano que habita, encontra uma luz teimosa que se obstina em não deixar a porta fechar-se, não só pela poesia enquanto escrita de poemas, mas pela arte da vida como olhar atento e lento sobre as coisas, quer se encontre em metáforas escritas, saber significados simbólicos por detrás das cores das flores ou numa simples canção de karaoke. Numa batalha interior, em que a cada memória apagada, uma nova, mais resistente e mais bela passa a existir, ainda que invisível ao olhar dos outros. Mija personifica a própria luta pela sobrevivência da poesia, uma arte raramente exercida neste mundo, por isso em perigo de total extinção.

Porém, porque nada é eterno, Mija acabará por libertar-se destes consolos imaginosos, aceitando o inferno da sua vida e da vida da menina suicida.

Num filme a não faltar nem depois olvidar, realça-se o prodigioso argumento e o olhar serenamente planante do realizador sobre a protagonista, interpretada por Yoon Jeong-hee, uma diva do cinema sul-coreano com mais de 300 filmes na carreira. “Poesia” traz-lhe de volta às salas, com uma sublime força criativa, após um retiro de mais de 16 anos.

Bruno Sousa Villar

Título original: "Shi"
Género: Drama
País: Coreia do Sul
Ano de produção: 2010
Duração: 139 minutos
Realização / Produção / Argumento: Lee Chang-dong
Actores:
. Yun Junghee - Soon-mi
. An Naesang - Pai de Kibum
. Kim Hira - M. Kang
. Lee David - Jongwook
Data de estreia em Portugal: 03-03-2011
Distinções: "Melhor Argumento" - Festival de Cannes 2010

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...