photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Especial October Loud - A Lone Variant

A LONE VARIANT

“Talvez o que falta é mesmo marcar uma posição e mostrar-nos ao povo”, é assim que Diogo Lima, jovem de 16, encara a existência dos seus A Lone Variant numa região Açores onde é marginal o rock ambiental, psicadélico e “lamacento” que pratica. Criado apenas em Janeiro do presente ano, mas já com um EP editado, “Lo-Fi Experiments From A Dying Supernova”, acaba por revelar-se uma surpresa e um esforço louvável em trazer mais frescura a uma cena local cada vez mais rica e diversificada. Pouco interessado em circunscrever-se em qualquer tendência contígua, o músico acredita que “é apenas mais um puto a dar os primeiros passos num mundo de gente crescida” à procura de “ganhar experiência e aperfeiçoar” o seu trabalho; mas não deixa de ser um exemplo a sua obstinação.

Apesar do desafio em impor o seu trabalho, Diogo acredita que não é ignorado: “Há mais uma indiferença das pessoas, talvez, por não praticar aquele som que procuram ou gostam. Não tenho problema com isso”. Ao mesmo tempo, confessa que as reacções ao seu primeiro trabalho são bastante satisfatórias. “Não tinha expectativa nenhuma, o que faz com que tudo o que de bom veio fosse… espectacular. Tive comentários, algumas reviews e convites por parte de rádios, o que para um trabalho tão pequeno e que não tinha assim em tão grande conta, é maravilhoso”.

Apesar das portas que o festival October Loud abre a muitas jovens bandas, talvez ninguém esperasse que estivesse para tão breve a sua estreia ao vivo, até porque a formação do grupo ainda não estava completa. “De facto, foi um milagre o João Bettencourt [baterista dos Anjos Negros] estar disponível para nos ajudar no concerto. Acho que temos um line-up consistente, não só constituído por estreantes na matéria [eu, o António Gomes e o Fábio Pereira], mas também temos a ajuda do João e do Cristóvão [Ferreira – Spank Lord, Violent Vendetta] ajudando-nos, mais uma vez, a crescer musicalmente”.

Resgatando mais algumas reacções dos participantes no October Loud sobre a própria estrutura do festival, Diogo é peremptório ao considerar que “este começa a ganhar um estatuto muito importante na música açoriana. […] Se o evento, preparado como está este ano, for um sucesso, creio que tornar-se-á um marco e daqui para a frente, só o céu será o limite”.

Segundo projecto a pisar o palco do Salão de S. José, no dia 1 de Outubro, o mentor dos A Lone Variant deixa um apelo: “Apareçam […]. O modelo “Pay What You Want” faz com que não se inventem desculpas no campo do “ah, não tinha dinheiro” e sempre fazem um pouco de caridade e vêm os Crossfaith. Apareçam também nos outros dias que vai ser um evento excepcional”.

Line-up:
Diogo Lima [voz/guitarra/programações]
António Gomes [voz/guitarra]
Fábio Pereira [baixo]
Cristovão Ferreira [voz]
João Bettencourt [bateria]

Ano de formação: 2009
Estilo: Post-Rock/Sludge/Drone
Discografia: "Lo-Fi Experiments From A Dying Supernova" [EP 2009]
Site: www.myspace.com/alonevariant
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...