photo logopost_zps4920d857.png photo headerteste_zps0e0d15f7.png

Ao vivo - Concurso Angra Rock

CONCURSO ANGRA ROCK
08-10.06.06 - Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, Terceira

Nos passados dias 8, 9 e 10 de Junho decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na Terceira, a edição 2006 do Concurso Angra Rock. Nesta sétima edição do concurso açoriano foram 8 os inscritos no certame, entre eles os One O\\’ Five, Joel Moura, Black Nails, Othello, Overload e Anomally da ilha Terceira e os The Bliss e A Different Mind da ilha de S. Miguel. Sendo que, infelizmente, não pudemos estar presentes na primeira eliminatória do concurso, vamo-nos basear na segunda onde participaram os The Bliss, Anomally, A Different Mind e Overload, bem como na prestação, na final, dos Othello.

Sendo assim, os The Bliss foram os primeiros a subir ao palco do Centro Cultural de Angra do Heroísmo na sexta-feira e, sendo a primeira vez que assistíamos a um concerto seu ao vivo e a tocar originais, a primeira impressão foi positiva. De qualquer maneira, começou-se rapidamente a notar, de forma evidenciada, as suas influências ao longo dos temas o que, diga-se, não abona nada a favor de uma banda. De qualquer forma, uma voz forte e quente e um lado instrumental sóbrio mas eficaz, valeu-lhes pontos a esculturou-lhes uma boa imagem. Relativamente à sua sonoridade, os The Bliss parecem encontrar nos Rage Against The Machine a sua principal fonte de inspiração para a destilação dos seus riffs e em bandas como os Sinch ou Creed para a criação das suas melodias. O que fazem está de facto bem feito, embora se exija mais originalidade e mais dinâmica a nível de composição. Constatamos vocalizações demasiado próximas de temas como “Thoughtless” dos Korn ou riffs a soarem a “Wake Up” dos Rage Against The Machine e estes são, evidentemente, pontos que a banda tem que pôr urgentemente em cima da mesa e sobre os quais reflectir. Mas de um modo geral e atendendo também à relativa jovialidade da banda, ainda se toleram alguns “falhanços” desse tipo nas suas composições.

De seguida, veio o colectivo mais pesado desse concurso – os Anomally. Formados em Outubro do ano passado, os Anomally são a mais recente sensação do metal pesado da Terceira. Numa ilha de tradições mais punk/rock os Anomally estão hoje apostados em mudar o rumo dos acontecimentos e, de facto, pela coesão, qualidade e maturidade que demonstram prometem rapidamente se tornar um dos nomes mais fortes da ilha Terceira, se já não o são... Os Anomally trilham por uma vertente Death/Thrash/Goth a que reservam alguma frescura, nomeadamente, a nível de refrões melódicos - aqui misturados com elementos bem pesados -, susceptíveis de se alojarem nos nossos pavilhões auditivos para dificilmente saírem. Uma atitude à Hypocrisy – os suecos que sempre souberam renovar o seu som, alternando entre fases mais extremas e outras mais calmas e com vozes mais límpidas, com a diferença de que, nos Anomally, os teclados têm muito mais predominância, acentuando-se assim a aragem gótica. Três temas muito fortes onde se destacaram “Apocalyptic Signs” e “I Am God”, dois potenciais hinos num futuro muito próximo. Uma prestação muito sólida tanto na primeira eliminatória como na final, não passando indiferentes a ninguém.

Os A Different Mind foram a segunda banda a se deslocar expressamente de S. Miguel para participar no concurso Angra Rock. Com todo o seu currículo e estatuto, angariado ao fim de apenas cerca de um ano e meio de existência, nomeadamente, através da selecção para os TMN Garage Sessions e a escolha pelos Xutos e Pontapés para abrirem o seu concerto no Coliseu Micaelense, esperava-se já deles uns fortes candidatos ao título. O seu rock FM, a lembrar bandas como Melissa Auf Der Maur, é indiscutivelmente bem feito e o seu potencial orelhudo e radiofónico propensia-lhes feitos como os que já mencionamos. Três temas conhecidos do seu repertório serviram para mostrar o potencial da banda e a sua apetência para fazer boas malhas. A voz de Elisabete Dias é o grande talismã dessa banda, sempre muito segura, serena e cheia de “encantos”. A parte instrumental apesar de coesa, não se envolve em grandes tecnicismos, antes pelo contrário, pois aqui o que interessa mesmo é a canção. O ponto negativo das suas actuações acabou por ser a sua presença em palco – apresentaram-se praticamente estáticos. É indiscutível que a banda soa maravilhosamente em disco, mas perante essa postura ao vivo as músicas perdem, efectivamente, alguma cor. De qualquer forma, esta é uma das poucas arestas a limar para os propósitos musicais aqui em questão.

Os Overload, de seguida, “surpreenderam” logo de início pelo seu visível nervosismo... pelas suas caras, que deixam adivinhar as suas [tenras] idades, é normal que isso se verifique mas, mesmo que assim não fosse e atendendo a que o pressuposto principal aqui é a música, nem aí os Overload conseguiram convencer. Desde cedo deixaram antever na sua actuação que ainda têm um longo caminho a percorrer. Para além de não serem muito dotados tecnicamente, nomeadamente na parte vocal que se demonstra demasiado limitada, ainda mais para um género – uma espécie de um goth rock finlandês, que ao mesmo tempo nos transmite um feeling emo/teen/punk rock inundado de teclados, onde se exige uma boa voz melodiosa –, os Overload demonstraram estar muito aquém dos seus directos competidores, acabando mesmo por ser uma surpresa chegarem à final. Atendendo a que não assistimos ao primeiro dia do concurso, até ficamos com a sensação de que os outros três concorrentes da primeira eliminatória [excluindo os Othello que passaram à final] eram, ainda, de menor valor. A presença em palco dos Overload também foi sinal de uma tremenda inexperiência mas, como já se disse, isso passaria incólume caso a sua música compensasse. Mas, de facto, nem as malhas convenceram, embora uma ou outra passagem ficasse mais no ouvido.

Chegado o fim das duas primeiras etapas e anunciadas as passagens à final dos The Bliss, A Different Mind, Overload, Anomally e Othello, foi a vez de ver, na final, a prestação de um dos concorrentes a que não tínhamos assistido nas eliminatórias – os Othello. Apontados como um grupo “All Stars” no panorama musical Terceirense, os Othello eram apontados, à partida, por todos, como um dos mais prováveis vencedores deste concurso. Os Othello são formados por membros dos Lithium e Volkanic, para além de outros que, entre muitas outras coisas, têm a música como a sua ocupação profissional. Daí não fosse difícil adivinhar que este quarteto fosse muito bem dotado tecnicamente. No entanto, não estamos aqui a falar de rock ou metal progressivo, mas sim de um rock muito acessível, directo, catchy, mas com alguns momentos mais técnicos, nomeadamente, a nível de guitarras. Aqui o pretexto são as canções, não querendo os músicos aproveitar a oportunidade para qualquer demonstração barata de virtuosismo. No entanto, apesar dos temas serem muito agradáveis falta-lhes ainda alguma força, principalmente nos refrões, para que estes três temas pudessem atingir os objectivos que se exige neste tipo de música. Apesar de ser intocável o valor técnico desses músicos, talvez tenha sido esse o “calcanhar de aquiles” deste grupo, a par da voz que se revelou algo monótona nas vocalizações. De resto, todas as qualidades ao alcance destes músicos tornam-lhes potenciais mastodontes musicais que só precisam ainda de ser entrosados devidamente.

Chegada a hora da “sentença”, o júri decidiu então atribuir a vitória aos micaelenses A Different Mind, sendo os segundo e terceiro lugares atribuídos aos The Bliss e Othello, respectivamente.

Atendendo à enorme vaga de protestos que se seguiram ao anúncio dos resultados, é preciso que se diga que é urgente que se tome consciência de que num concurso existe sempre uma enorme dose de subjectividade onde haverão sempre pessoas mais e menos contentes com os resultados. Mas acima de tudo, urge que se manifeste todo o nosso fairplay e se evite a constante busca de bodes expiatórios e teorias da conspiração para se justificar a “derrota” ou “vitória” desta ou daquela banda. Na música, tal como em todas as formas de arte, existe sempre elementos abstractos naquela que se pensa ser uma equação muito objectiva – somar criatividade, originalidade e técnica. Prevalece, até certo ponto, a dose de experiência no ramo musical da parte de quem ajuíza – quer seja profissional da indústria, músico ou público – mas, uma certa parte fica completamente entregue aos nosso sentidos... ou não estivéssemos a falar de música. Agora não pode o público entrar em protesto exagerado, muito menos enveredando pelo caminho do insulto, por não ter ganho a banda que gostava que ganhasse. Na música, ou melhor dizendo, nos concursos tem que se saber ganhar e perder e só deve participar e assistir a eventos desse tipo quem está preparado para tal, quer se ache justo ou não. De resto, e apesar deste continuar a ser o mais importante evento de rock realizado nos Açores, continua-se a verificar algumas arestas por limar, nomeadamente, da parte de quem prepara o som e faz a assistência técnica em palco. É intolerável que continuem a cair suportes e se demore uma eternidade para acorrer ao incidente. Em qualquer grande organização de espectáculos existem sempre pessoas a “patrulhar” o palco para fazer face a esse tipo de imprevistos.

Por fim, resta dar os parabéns aos vencedores e vencidos, pois nestas coisas não existem derrotados e estão todos na posição de merecer o nosso respeito, nem que seja pelo facto de demonstrarem interesse por esta tão magnífica forma de arte que é a música. Agora resta esperar pelos dias 2, 3 e 4 de Setembro para mais uma edição do Festival Angra Rock que nos traz esse ano os Expensive Soul (Portugal), Deep Insight (Finlândia), Pluto (Portugal), Stream (Portugal), os três finalistas do concurso Angra Rock e ainda uma banda internacional a anunciar. O rock estará em “disputa” de novo em 2007!

Nuno Costa

In jornal "União", edição 14.06.06

Nos bastidores do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo e no meio da azáfama das comemorações, a SounD(/)ZonE incitou Ruben Moniz - guitarrista dos A Different Mind -, durante breves segundos, a fim de captar as primeiras reacções e sensações desta vitória.

Primeiras reacções a essa vitória, como te que sentes?
Bem, ainda não caí em mim!(risos)

Agora que o prémio está nas vossas mãos, já têm ideia do que fazer com ele?
Pagar as dívidas! (risos) As passagens, estadia, etc, foram todas pagas do nosso bolso...

E já pensam em gravar algo?
Sim, já tivemos a conversar sobre isso e, em princípio, para Outubro vamos entrar em estúdio para gravar 8 temas.

Ficarás encarregue da gravação?
Não... Vou participar também, mas ainda não posso adiantar quem será o produtor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...